macieira.law.boletim - Boletim Virtual não periódico de inspiração legal www.tintin.com
Boletim virtual não periódico de inspiração legal
Edição especial: 22.Maio.2007
Opera web browser - download

OPINIÃO

Rails (não) me partam
Discriminação
Pré-pagamento (o fim?)
Novas reformas judiciais
Lei dos Rails publicada

MOTOS - artigos

Condução e Segurança
Há dias assim
Binário
Splash....nhanha

NET - Segurança

Kaspersky Anti Virus
Zone Alarm (Firewall)
Steganos (encript)
Gibson Research Corp.
Ad-Aware
Spybot S&D
MailWasher

LEGISLAÇÃO

Diário da República
Ciberlegis
Verbo Jurídico
Europa
Assembleia da República
Conselho de Ministros

JURISPRUDÊNCIA

Trib. Jud. Com. Europeia
Trib. Constitucional
Supremo Trib. Justiça
Supremo Trib. Admin.
Trib. Relação Lisboa
Trib. Relação Porto
Trib. Relação Évora
Trib. Relação Coimbra
Trib. Relação Guimarães
Trib. Central Admin. Norte
Trib. Central Admin. Sul
Busca em todas as bases

ENDEREÇOS DA JUSTIÇA

Portal do Cidadão
Tribunais
Pautas de Distribuição
Notários
Registo Predial
Registo Comercial
Registo Civil
Registo Automóvel
R.N.P.C.

PUBLICAÇÕES

B.M.J.
Boletim do Contribuinte
Boletim do Trabalho e do Emprego
Boletim dos Registos e Notariado
Direito on-line
Sub-Judice
Revista Consumidores


BD - Tom Vitoin

Tom Vitoin



Motociclismo

Opera 9 - Your Web, Your Choice

Centenário Hergé

  1907 / 2007 Centenário Hergé
Hergé et Tintin
Nascido de pais belgas, Alexis Remi (1882-1970) e Élisabeth Dufour (1882-1946), Hergé pertencia à classe media e vivia em Bruxelas. Os seus quatro anos de escola primária coincidem com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), com a cidade ocupada pelos alemães. O pequeno Georges mostra já uma grande afinidade pelo desenho e as margens dos seus cadernos estão preenchidas por aventuras dum pequeno rapaz a meças com o invasor alemão. Hergé teve um irmão, mais
novo de cinco anos, nascido em 26 de Março de 1912. Inicia os seus estudos secundários em 1920 no Instituto Saint-Boniface em Ixelles, um estabelecimento arcebispal onde os professores são abades. Entra no grupo escuta do colégio onde receberá a alcunha de Renard (raposa) curiosa. Os seus primeiros desenhos aparecem no Jornal escuta do colégio «Jamais assez» e a partir de 1923 no «Boy-Scout belge» mensário dos escuteiros belgas.

Em 1925 Hergé é contratado para o serviço de assinaturas do jornal católico (e politicamente muito à direita) Le Vingtième Siècle. Em 1926 cria Totor, chefe dos Hannetons para o Boy-Scout belge. Os seus pais tentam em vão fazê-lo seguir o curso de desenho da escola Saint-Luc. Presta serviço militar de 1926 a 1927, serviço durante o qual continua a escrever as aventuras de Totor. No seu regresso ao Vingtième Siècle, em 1927 o seu director, o Abade Norbert Wallez, encoraja-o a instruir-se e a cultivar-se. Hergé efectua para o jornal ilustrações, retratos, letragem, fotografias. Em 1929 é nomeado redactor chefe do Petit Vintième, o suplemento jovem do jornal. O primeiro número sai em 1 de Novembro. Ele desenha com um entusiasmo moderado as Aventuras de Flup, Nénesse, Poussette e Cochonnet, sobre um cenário de Desmedt, redactor desportivo do jornal. Descobre ao mesmo tempo os comics americanos e o seu sistema de filacteras (bolas onde as falas são escritas) que permite aos personagens exprimir os seus pensamentos ou falar directamente. Nesse mesmo ano torna-se noivo de Germaine Kieckens, secretária do Abade Wallez.

A 10 de Janeiro de 1929, no nº 11 do Petit Vingtième, surge o primeiro episódio de «Tintin no pais dos Sovietes», sob o comando do Abade Wallez: é o início das Aventuras de Tintin e Milou. O repórter e o seu fiel fox-terrier percorrerão o mundo durante mais de cinquenta anos. A 23 de Janeiro de 1930, Quick et Flupke, os dois marotos de Bruxelas, fazem a sua primeira aparição. A 8 de Maio desse ano Tintin e Milou regressam triunfalmente à Gare du Nord de bruxelas: o Petit Vingtième contrata um figurante para desmpenhar o papel de Tintin, Lucien Peppermans, e publica uma reportagem relatando esta chegada; Tintin acaba a sua primeira aventura. Em 9 de julho de 1931, fim das aventuras de Tintin no Congo: O Petit Vingtième organiza de novo uma teatralização na Gare du Nord onde uma multidão acolhe Tintin, embora encarnado por outro figurante !

Georges Remi falece com 79 anos em Bruxelas deixando atrás de si heróis, triste de não poder mais viajar. Hergé é um dos autores de banda desenhada belga conhecido internacionalmente e uma figura de proa da 9ª arte.
  TINTIN em Portugal
20 euros
A edição em língua portuguesa dos álbuns de Tintim é tardia. Mas data dos anos 30 do século passado o primeiro contacto dos leitores com o herói de Hergé: as “Aventuras de Tim-Tim na América do Norte” começaram a ser publicadas no número 45 da revista “O Papagaio”, a 16 de Abril de 1936, prosseguindo até 20 de Maio do ano seguinte. O responsável por esta iniciativa editorial foi Adolfo Simões Müller, à data
director daquela publicação, e a quem se deve também a primeira tradução da obra. Seguiram-se depois outras bandas desenhadas na mesma revista, como “Os Charutos do Faraó” e “O Lótus Azul”. Numa entrevista concedida ao “Jornal de Letras” em 1987, Müller recorda que deve o conhecimento da obra de Hergé ao padre Abel Varzim, que estudara em Lovaina (Bélgica) e conheceu pessoalmente o autor. A Segunda Guerra Mundial obrigou Hergé a refugiar-se, em 1940, em França, residindo durante algum tempo em casa de Marijac, um grande criador francês de BD. É daí que escreve a Adolfo Simões Müller, pedindo-lhe para ser pago não em dólares, mas em géneros alimentares, que se destinavam a um irmão, Paul Remi, prisioneiro de guerra dos alemães durante cinco anos. Em Setembro de 1941, Hergé escreve de novo ao director de “O Papagaio” para lhe agradecer o envio de alimentos ao irmão e também um cabaz de biscoitos, café, cacau, chocolate, açúcar e enchidos que ele próprio recebera entretanto de Portugal. As histórias de Tintim voltariam a ser publicadas a partir do final dos anos 60 na edição portuguesa da revista homónima. A edição em álbum, uma aspiração antiga de Adolfo Simões Müller, só ocorreu nos anos 80, pela Verbo, porque até essa data os direitos em língua portuguesa eram propriedade de uma editora do Brasil.
(Copyright: © 2003 Público ; Carlos Pessoa) Fonte: Bedeteca de Lisboa.
  20 euros em prata
20 euros
Didier Reynders, Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças belga, assistiu em 14 de Maio último na Monnaie Royale de Belgique, na presença de Fanny Rodwell, viuva de Hergé, à cunhagem da primeira moeda em prata de 20 euros comemorando o centésimo aniversário da nascença de um certo Georges Remi, mais conhecido sob o nome de Hergé, pai
de Tintin. A peça terá curso legal mas será vendida a um preço superior ao do seu valor facial, € 49,00. A nova peça foi colocada à venda pela primeira vez a 22 de Maio das 10h30 às 17h00 por ocasião da exposição Hergé na Câmara Municipal de Bruxelas. Depois do fresco na Gare du Midi e da emissão do selo postal por La Poste era hora da Monnaie Royale de Belgique se associar às celebrações. A face da moeda ostenta um auto-retrato do desenhador, retirado de "O Ceptro de Ottokar" em conjunto com um perfil de Tintin juntamente com as datas 1907 - 2007. O verso representa a carta da União Europeia, o valor nominal da peça e a indicação Belgïe-Belgique-Belgiën. Podem aceder à reportagem fotográfica aqui.
  Um catálogo para Beaubourg
Catálogo
Por ocasião do centenário do nascimento de Hergé (22 de Maio de 2007) e da Exposição que esteve patente no Centro Pompidou (de 6 de Dezembro 2006 a 19 de Fevereiro de 2007) as Editions Moulinsart publicaram um catálogo-completo de 1024 páginas que retrata a evolução gráfica do autor. Este panorama de toda a obra (800 ilustrações a cores) é acompanhada de comentários unicamente de Hergé. Prefácio de Bruno Maquart e Laurent Le Bon. Tiragem: 25.000 exemplares. Fabuloso, asseguro-vos eu!
  Edição belga
Selo belga
Os Correios belgas desejam que o centenário do nascimento de Hergé não passe despercebido. Á guisa de homenagem ao grande artista decidiram emitir uma soberba folha de 25 selos especiais, ilustrados por 24 capas dos álbuns de Tintin, apresentados cada um numa das diferentes linguas em que foram editados e ao centro um retrato do autor. Cada selo tem o valor de € 0,46 e o formato de 38,15mm x 47,75mm. A folha mede 210mm x 280mm e é impressa em papel polyvalente fluorescente. Pode verificar esta edição no site de La Poste.
  Edição francesa
Selo francês
Não desejando ficar atrás da sua congénere belga também os Correios franceses levaram à estampa uma edição especial de selos a propósito do centenário de Hergé. Ao mesmo tempo editaram um caderno de viagens evocativo das viagens de Tintin que fez várias gerações de leitores percorrer o mundo. Neste livro podemos mergulhar no universo do mais célebre repórter: uma verdadeira volta ao mundo ilustrada. O livro comporta 6 folhas gomadas que repescam ilustrações originais de Hergé e colocam em cena as personagens na suas viagens mais loucas. A não perder ambas edições no sitio da Poste Française aqui.
  Tintin Club on-line
Tintin.com
O mundo de Tintin é um manancial virtualmente inesgotável de interesse, seja para o tintinófilo seja para o interessado na história do século XX. Hoje, na Internet, de responsabilidade da Fundação Hergé, o site oficial Tintin oferece a todos quantos se inscrevam um visão interior ao nosso mundo visto através dos olhos de Hergé. Com 78 anos de idade a personagem do
repórter e viajante mais famoso do mundo permanece de uma actualidade e frescura apaixonantes e essas caracteristicas ressaltam nos estudos sociais repassam nos diversos Dossiers a que podemos aceder on-line sobre os mais variados aspectos do globo, reportados à obra do Mestre. Também acessíveis estão as aventuras do nosso heroi, os mais diversos documentários, filmes, reportagens e entrevistas, longas metragens, notícias, jogos, blog, forum temático, bem como a loja onde tudo sobre Tintin pode ser adquirido. O site Tintin.com é local de peregrinação obrigatória e pode ser acedido aqui.
  Au Perou avec Tintin
Au PerouAu Perou
Tintin, Haddock, Tournesol, Milou... Na companhia destes simpáticos personagens de Hergé o Museu da Civilização canadiano convida-nos a voar rumo à América do Sul para descobrir, com a exposição Au Perou avec Tintin, toda a riqueza e diversidade das civilizações pré-colombianas que se desenvolveram no Peru durante milhares de anos. Até 6 de Janeiro de 2008 esta é uma exposição incontornável para todos os amadores da banda desenhada dos 7 aos 77 anos, para os curiosos das culturas andinas, para os «tintinófilos» e os apaixonados pela obra de Hergé. Esta exposição foi resultado da colaboração dos Museus Reais de Arte e História da Bélgica e da Fundação Hergé adaptada pelo Museu da Civili-
zação do Quebec em parceria com a Transcontinental, Le Soleil e a Rádio Canadá - Televisão. Pode ver as imagens e descarregar a visita áudio em Mp3 da exposição aqui.
  Um comboio excepcional
train
Integrado nas comemorações do centenário foi descerrado na Gare du Midi em Bruxelas em 10 de Janeiro último um enorme fresco representando Tintin e o comboio, figura retirada da aventura "Tintin na América" na sua versão em preto e branco. Ao mesmo tempo um comboio, dos verdadeiros, encontra-se ao serviço ostentando as efígies de Tintin, Milou, Haddock, Tournesol, Castafiore e outros dos populares companheiros do nosso heroi transformado assim no primeiro embaixador metálico de Hergé. Pode ver as imagens da inauguração aqui.
  Spielberg e Tintin - meta 2010
Spielberg
Finalmente, após anos de conversações e interrupções (anteriores mesmo à saga Indiana Jones) a decisão está tomada: Tintin voltará ao cinema. Steven Spielberg e Peter Jackson (da Weta Digital, responsável pelos efeitos especiais do "Senhor dos Aneis") constituem equipe para dirigir e produzir, em nome da DreamWorks, um série de três longas
metragens centradas na figura de Tintin. Os filmes serão inteiramente produzidos em 3D utilizando a tecnologia de captura de movimento mais avançada. Após ver o filme teste de 20 min. produzido pela Weta Digital Spielberg declarou que «os personagens de Hergé nasceram uma segunda vez e como seres vivos. Eles exprimem emoções como nunca foi possível em animação computorizada».
11 - Conforto V (Chuva)
00
Nenhum elemento é tão condicionador do conforto e tão facilmente combatível como a chuva. Há lá sensação mais desagradável que sentir aquele fio de água a escorrer-nos pelo pescoço abaixo, ou não ver nada (continua ...)
   BOLETIM DA O.A. 46

A Reforma da Lei de Arbitragem Voluntária
A Dança das Mesas
Como impede o marido que a mulher aborte ?
Qual monstro ?
Imigração ilegal
Legislar ou talvez não
Liberdade Segurança e Justiça
Um Juíz escorreito


Motores de Busca


Pesquisar Advogado

    BD

Links Tintin et al.

    TABACO

Cachimbo Clube de Portugal
Barcelona Pipa Club
Dan Pipe
Peterson of Dublin
Butz Choquin
Links comerciais

    MOTOS - Segurança

Condução e Segurança
Moto Segurança
Sport Rider Riding Skills
Moto Clube Virtual
Master Strategy Group
Riding Skills
Motorcyclists & Crash Barriers Project
M. Safety Foundation
mc-research files
N.A. Motorcycle Safety
NZ Motorcycle Safety Consultants
• Cursos: PRP-CRM-FNM
A criança e o trânsito

    Arte e Cultura

macieira.art - galeria
Jim Hollander
Exposições taurinas
Filipe Bianchi

    LIVROS

Street Strategies
Proficient Motorcycling
More Proficient ...
The MSF Guide to Motorcycling Excellence
Motorcycle Roadcraft (Police Riders Handbook)
Técnicas de Conducción
Viajar de Moto
Fado e Tauromaquia no Séc. XIX
Sherlock Holmes (The Complete ...)

    TOROS

Reflexões éticas
Portal Taurino
Mundo Toro
6 Toros 6
La Tauromaquia
Toiros & Cavalos
Tauromaquia port.
Los Toros

    MONTY PYTHON

Flying Circus
Pythonline
Daily Llama
John Cleese Website
Spamalot

TEMPO

Lisboa
Porto
Faro
powered by

weather.com
    Edições anteriores

Abril 2007
Janeiro 2007
Outubro 2006
Julho 2006
Março 2006
Janeiro 2006
Agosto 2005
Maio 2005
Janeiro 2005
Novembro 2005
Agosto 2005
Março 2004
Janeiro 2004
Dezembro 2003
Outubro 2003

Monitorizar página
para alterações

it's private
powered by
ChangeDetection

Verbo Jurídico

Juris Pro


site powered by
macieira.web


Bonus Pater Familias

www.macieira-law-boletim.tk